terça-feira, 6 de março de 2012

Projeto High Line Joinville

O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio, e vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo.
O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slack Line, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

Ontem, eu e o Urbano (expert na modalidade Slack Line), estivemos no Parque Municipal Morro do Finder, em Joinville, praticando o Slack Line. Mas não foi um simples Slack Line feito a centímetros do chão. Ancoramos a fita a duas árvores numa altura de 4 a 5 metros, configurando o High Line, que nada mais é, do que o próprio Slack Line feito à altura em que a queda pode levar a sérias lesões ou morte, se a pessoa não estiver preso por um sistema de segurança.





  Urbano, fera no brinquedo, completando toda a travessia de 12 metros de comprimento.


 
Pendurado no sistema de segurança, após a queda.
  
Detalhe para a altura da fita.


O Slackline possui muitos benefícios físicos e mentais. Destacamos o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios do Slackline. 

4 comentários:

  1. É isso ae Rapaiz!!!
    Daqui a pouco estamos no nível do Dean Potter.
    hahaha
    Abraço meu broder

    ResponderExcluir
  2. Aonde eu encontro pra comprar em Joinville?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog, sou praticante do slack há mais ou menos um mês e é uma dificuldade encontrar picos e praticantes em Joinville.
    Sou professor da rede municipal e vou levar a modalidade para a escola e incentivar meus alunos.
    Gostaria de trocar experiências e combinar rolês com essa galerinha tão de bem com a vida.

    Se quiser, pode me adicionar no Facebook.

    Alessandro Agustin Cohen

    ResponderExcluir