sexta-feira, 2 de março de 2012

Dia 02 de Março é o dia Nacional do Turismo


Segundo a Organização Mundial do Turismo, turismo é toda a atividade, seja a lazer, negócios e outros, que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo. Ainda segundo a OMT o dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro.

O turismo é uma atividade prazerosa, que traz descanso ao corpo e à mente do turista, pois mesmo saindo a trabalho, tem a oportunidade de vivenciar momentos que fogem da sua rotina habitual.

Mundialmente falando, dados da OMT mostram que o turismo é uma atividade que corresponde a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, chegando a movimentar cerca de US$ 3,4 trilhões por ano. Essa movimentação gera crescimento em outros importantes setores da economia de uma região, como a criação de milhões de empregos, e atinge grande impacto nas áreas sociais, políticas e culturais das regiões em que ocorrem.

O setor ganhou um simpático apelido: a Indústria sem Chaminé. Por ser um ramo que teoricamente, não polui como uma fábrica ou indústria normal. Mas ultimamente a falta de preparo técnico, respeito à atividade (inclui-se as de aventura) e algumas das vezes a ganância de seus executores, têm proporcionado terríveis cenas e notícias.

Jetskis matando crianças, por imprudência de seus condutores, Navios Cruzeiros superlotados, com surtos de doenças a bordo, comandantes que abandonam a tripulação e seus passageiros, acidentes em Parques de Diversões matando seus usuários por falta de manutenção, muitas das vezes gerados pela maldita ganância de seus gestores. Entre tantos outros casos que estão manchando a imagem do turismo feito de maneira consciente e responsável.

Sempre que for praticar uma atividade turística, seja de aventura ou um simples passeio, procure antes obter o máximo de informações possíveis sobre a viagem, sobre o local que vai visitar, sobre a operadora (agência) de turismo, etc. Tente obter informações com amigos, outros turistas ou pela internet; entre em contato com entidades que regulamentam e fiscalizam tais atividades como por exemplo: a Embratur, Associações de Classe (nos esportes por exemplo), Federações, Clubes, entre outros, e até mesmo com o PROCON, órgão que defende os direitos do consumidor.

Toda atividade de aventura seja ela qual for, na natureza ou não, envolve riscos. E estes riscos precisam ser expostos e informados ao turista, que muitas das vezes age no embalo da emoção, deixando de lado a razão e o senso crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário